Aprenda a correr bem!

aprenda como começar a correr bem

Aprenda como correr bem!

Quando você começa a correr sente algo errado? você acredita que é um desafio tão grande que não possa ser superado? quais são seus receios?

Eu comecei a correr ainda na adolescência, não que eu tenha feito isso todos os dias da minha vida, mas sempre me esforço pra não ceder a preguiça e ao sedentarismo, ou seja, eventualmente faço corridas que me ajudam a controlar humor, peso e saúde.

Exercício Aeróbico e Anaeróbico

Correr é um exercício aeróbico, ou seja, você usa da oxigenação pra realizar um esforço rítmico, em outras palavras, você não consegue correr bem sem que você não esteja respirando de acordo, pois você utiliza muita energia para todos os músculos, exigem mais do coração e dos pulmões.

Quando você levanta peso, o exercício realizado é o anaeróbico porque você realiza um grande esforço para trabalhar apenas um grupo muscular exigido neste momento, embora haja a respiração adequada para a realização deste exercício, ele é de grande intensidade num intervalo menor, enquanto o exercício aeróbico é de menor intensidade concentrada e de maior intervalo, exigindo maior respiração e trabalho cardíaco.

Benefícios de correr

Como citado a cima, o benefício de correr se dá justamente por este trabalho cardio-respiratório, nós possuímos um ciclo da energia em nosso corpo, quando realiza este tipo de exercício todo o esforço do organismo é em enviar energia em forma de glicose e oxigênio para os músculos, então acontece uma queima muito alta de energia e oxigênio.

O corpo queima todo açúcar (glicose) de forma muito rápida, tanto que após os primeiros 15 minutos de exercício aeróbico toda reserva de glicose é “oxidada” ou seja ela é queimada e depois disso o nosso organismo passa a mobilizar as gorduras para processar energia para o exercício, por este fato o exercício aeróbico é o mais recomendado para perder gordura.

O exercício físico “anaeróbico” contribui para o aumento da massa muscular, que passará depois a exigir mais energia do organismo pelo fato de possuir mais tecidos para alimentar ou suprir energia, em outras palavras, quando você começa a emagrecer e a fortalecer você irá cada vez mais gastar energia “dos estoques de gordura” a favor do exercício aeróbico e isto vai acelerando mais o processo de emagrecimento ou perda destas reservas de gorduras.

Então vamos lá!

Alongamento

Esta é a primeira etapa antes de correr, também vale citar que o horário em que é realizado o exercício também contribui para o rendimento, por exemplo: correr debaixo de sol forte o rendimento é muito mais abaixo do que correr sob uma exposição de sol menor (ao entardecer) onde conseguirá um rendimento muito maior e mais confortável.

O alongamento deverá ser realizado sempre antes de iniciar e ao término do exercício aeróbico (corrida). Alongue os membros superiores (braços, ombros, cabeça) e depois os inferiores (pernas e quadril).

Como correr sem ficar exausto

Após a realização dos alongamentos começará a fazer uma caminhada de leve para moderada, ou seja comece a caminhar mais rápido para começar a ativar a respiração e depois de 1 minuto á 5 minutos comece a fazer o “trote” que é uma corrida leve, o que já é suficiente para fazer o coração e pulmões realizarem mais trabalho.

Depois de 15 minutos você irá muito mais longe!

Os primeiros 15 minutos são os mais cansativos, pois o corpo busca adequar respiração e ritmo, e neste momento preste bem atenção “na sua passada” que é o movimento de ir e vir das pernas, elas tem que entrar em compasso com sua inspiração “ar pra dentro” e sua expiração “ar pra fora”, sem este ciclo bem formado fica muito difícil obter um bom resultado, pois você cansará rápido a ponto de desistir de realizar o exercício, então verificar este ponto é muito importante.

A sintonia entre a “passada” com sua respiração, automaticamente faz com que o coração realize o mesmo ritmo e estabeleça um trabalho adequado para a demanda de energia exigida pelo exercício. Como somos indivíduos com nossas individualidades e particularidades eu vou citar minha experiência para você melhor entender o que você pode fazer:

  • Movimento de inspirar: ao invés de fazer uma inspiração completa, eu divido em 2 para compensar 2 passos, um movimento de perna uma pequena inspirada, outro movimento de perna outra inspirada, depois disto só resta expiração.
  • Movimento de expirar: também ao invés de fazer uma expiração completa faz-se a mesma divisão, busco expirar totalmente em duas passadas.

Este é o meu modelo do movimento completo da inspiração e expiração, e isso é contínuo, quando você tá correndo passa a se tornar uma música, e este ritmo musical começa à orquestrar o coração e a mobilização de toda a energia. Então para tentar deixar mais claro, o ciclo é 2 inspiradas com 2 passos e 2 expiradas com 2 passos, cada vez que você inspira e expira completamente você dá 4 passos.

*muito importante, sempre inspirar pelo nariz  e expirar só pela boca.

Sempre leve o pulmão quase cheio, e faça este trabalho, no decorrer você poderá sentir seu corpo pedindo um ritmo diferente de inspiração e expiração, eu já me peguei várias vezes após 30 minutos de corrida, fazendo duas inspirações e uma só expiração, também fazendo 3 inspirações e 1 expiração, mas seguindo o mesmo ritmo de que cada ciclo respiratório, que constitui 4 passos.

Se você conseguir entender esse modelo e aplicá-lo, você sentirá prazer em correr, conseguirá correr por grandes distâncias e tempo, não iria me surpreender se até alguns de vocês começassem a fazer maratonas e triatlo, pois este modelo respiratório faz toda a diferença, é como administrar a energia do corpo e a resistência.

Voltando ao assunto dos primeiros 15 minutos de corrida, você notará que seu corpo entrará em sintonia com o compasso, e você se transporta para um estado de meditação enquanto corre, quando você se der conta vai tá fazendo 5, 6, 9, 10 ou mais km numa única corrida.

Recomendações e considerações

Recomendo à respeitar seus limites, pois ele nos guia entre os resultados. Por exemplo, eu já tive meu melhor momento em que realizava 12km em 1h de corrida, mas após alguns desconfortos no joelho esquerdo passei a utilizar bicicleta por um tempo, meu joelho se recuperou e hoje voltei à correr, mas estou bem mais “light”, faço 6km ou 7km em 45min de exercício e para mim já está sendo suficiente, pois no momento não estou conseguindo formar uma rotina de exercícios, mas minha meta é fazer 11 km em uma hora e 15 minutos aproximadamente, mas pra eu chegar lá preciso melhorar meu condicionamento físico, pois senão meu joelho vai incomodar novamente.

Exercícios Aeróbicos abrange uma gama de práticas: correr, pedalar, nadar e etc. Corrida é um dos que mais me identifico, pois é só colocar um tênis e realizá-lo. Hoje você ainda pode utilizar aplicativos dão mais incentivo em continuar, e “não deixar a peteca cair”, existem vários na appstore, mas o meu favorito é o “Mapmyrun” ou “Mapmyride“.

Com estes aplicativos poderá ver seu tempo médio, trajeto, elevação, quantidade de calorias gastas e até programas de exercício e alimentação. Também pode agregar outros amigos e acompanhar a atividade deles, e eles a sua, compartilhar nas redes sociais. Mas enfim, o mais importante de tudo é a realização do esporte, então vamos lá, comece a correr e não pare nunca mais!

Veja também como perder 15 kg em 3 meses!

 

Please follow and like us:

Compartilhe e Curta nossa página no Facebook, :)

RSS
Facebook20
Facebook
Google+
http://www.pensarnatural.com.br/aprenda-a-correr">

COMENTÁRIOS


DEIXE O SEU COMENTÁRIO


Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial